Dicas
Fonte: Pinterest




Hoje trago-vos o primeiro post com dicas. São cinco dicas básicas para terem um cabelo mais bonito e também mais saudável. Não sou nenhuma expert em cabelos, mas a minha mãe é cabeleireira e cresci nesse mundo, daí ter aprendido algumas coisinhas que quero hoje partilhar convosco.


Dica #1: Nunca se deitem com o cabelo molhado! Se se deitarem com o cabelo molhado ele vai emaranhar-se todo, há uma grande probabilidade em se partir e quem tem o cabelo encaracolado - como eu - no dia seguinte vai acordar com uma juba enorme (quase) indomável! Mais vale acordarem uns dez minutinhos mais cedo no dia seguinte para lavarem o cabelo, ou então, se realmente quiserem lavar o vosso cabelo antes de dormir, porque eu entendo que os dez minutos de sono a menos de manhã poderão fazer diferença, lavem-no mas sequem muito bem o vosso cabelo com o secador antes de irem dormir.


Dica #2: E falar em secador leva-nos à dica número 2. Se costumam usar várias vezes o secador ou a prancha para esticar o cabelo, ou até mesmo apenas para secar, utilizem um bom sérum antes para protegerem os vossos cabelos das altas temperaturas e assim evitam que o cabelo se queime e fique danificado.


Dica #3: Não lavem o cabelo todos os dias. Os produtos que usamos têm químicos que em excesso acabam por danificar não só o cabelo, como o couro cabeludo. Além disso, desta forma estarão a "habituar" mal o vosso cabelo e ele irá tornar-se mais oleoso. Se já têm cabelo oleoso e não conseguem não o lavar todos os dias, tentem, pelo menos, não o fazer sempre que podem. Por exemplo, se lavaram hoje o cabelo e amanhã não vão sair de casa, não o lavem amanhã e lavem apenas quando forem sair. Assim o vosso cabelo irá descansar da água e dos produtos que usam.


Dica#4: Esta é um bocadinho controversa. Há quem goste de experimentar vários tipos de champô, e há quem seja apologista de que devemos usar sempre o mesmo. Eu vou mudando, mais ou menos de dois em dois meses, mas uso champôs indicados para o meu cabelo. E quando falo em champôs refiro-me também a amaciadores. Eu tenho o cabelo ondulado, por isso uso champô para cabelos encaracolados. O meu cabelo é considerado normal (não é seco nem oleoso), por isso uso champô para cabelos normais. Às vezes escolho um para lhe dar algum brilho. Quando pinto o cabelo, como é agora o caso, utilizo um champô apropriado para cabelos pintados e para fortalecer, assim como o amaciador. Portanto, eu sou apologista de que devemos experimentar os champôs que quisermos, desde que estes sejam adequados ao nosso tipo de cabelo.


Dica #5: Não lavem o cabelo com água muito quente. Eu sei que custa, que sabe muito bem estar debaixo do chuveiro com a água bem quentinha, mas acreditem que isso não é muito saudável para o cabelo. O ideal é lavarem o cabelo com água morna e no final terminarem com água fria. E porquê a água fria? Porque esta vai fazer com que as cutículas dos vossos cabelos fechem, o que vai proporcionar mais brilho. Se não quiserem levar com água fria por todo o corpo tenho uma dica extra para vocês, que é exatamente aquilo que eu faço: lavem o cabelo normalmente enquanto tomam banho, com a água morna, não se esqueçam! Coloquem o amaciador e depois prendam o cabelo com uma mola. Saiam da banheira, sequem-se, vistam-se (desta forma o amaciador também vai atuar durante mais tempo) e depois é só passarem o cabelo por água fria para tirarem o amaciador. Não tem de ser água gelada! Não vou estou a aconselhar uma constipação! Mas água morna mais para o fria. Vão ver que após algumas lavagens o vosso cabelo está mais brilhante.


Estas são as cinco "regras" que eu acho imprescindíveis e que tenho seguido à risca. Vocês também costumam fazer alguma destas coisas, ou têm os vossos próprios rituais? Quero saber tudo!